METeQ – Metrologia e Qualidade Industrial
  • Publicado em 30/09/2020 às 21:54

  • Visão geral do laboratório

    Publicado em 30/09/2020 às 21:45

    Alguns equipamentos do laboratório:

      

    Projetor de Perfil                                                             Máquina de medição por coordenadas

     

        

    Calibrador de manômetros                                                    Balança analítica

     

      

    Instrumentos convencionais                                                 Multímetros

     


  • UFSC – Joinville

    Publicado em 30/09/2020 às 21:40

    Arredores do laboratório:

     

     


  • Minicurso de Interpretação e análise de certificados de calibração

    Publicado em 25/10/2019 às 11:34

    As inscrições para a 9ª turma do minicurso de Interpretação e análise de certificados de calibração no contexto da comprovação metrológica estão abertas! Nesta edição, serão analisados certificados de calibração da balança e manômetro.

    Para mais informações e inscrição, acesse a página do minicurso: METeQ


  • Oitava turma do minicurso de Interpretação e análise de certificados

    Publicado em 22/05/2019 às 12:48

              Para destacar a importância do Dia Mundial da Metrologia, foi realizada a oitava turma do minicurso de “Interpretação e análise de certificados de calibração no contexto da comprovação metrológica”. Evento organizado pelo Laboratório de Metrologia e Qualidade Industrial (METeQ) e ministrado pela Professora Doutora Suelí Fischer Beckert.

     

     

              Participaram do minicurso 21 profissionais de Joinville e região, foram abordados temas como o Dia Mundial da Metrologia e as mudanças do Sistema Internacional de Unidades (SI), além dos conteúdos mínimos requeridos em um certificado de calibração segundo a Norma ABNT ISO/IEC 17025:2017. Com interpretação de certificados de calibração, ressaltando a forma de como os dados são apresentados e possíveis dificuldades de interpretação.

     


  • Dia Mundial da Metrologia

    Publicado em 21/05/2019 às 9:39

              No dia 20 de maio, foi comemorado o Dia Mundial da Metrologia com o tema Sistema Internacional de Unidades – Fundamentalmente melhor. O Sistema Internacional de Unidades (SI) foi revisado e aprovado na conferência Geral de Pesos e Medidas, em 16 de novembro de 2018.

              Com a revisão do SI, as unidades básicas passam a ter o seu referencial em constantes universais físicas, estáveis e imutáveis. Colocando fim ao uso de padrões físicos guardados a sete chaves na sede do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), na França. Para mais informações, acesse o site do INMETRO ou confira a cartilha elaborada pela Sociedade Brasileira de Metrologia e a Sociedade Brasileira de Física (SBF).


  • Sétima turma do minicurso “Interpretação e análise de certificados” contou com a participação de 17 empresas.

    Publicado em 31/07/2018 às 15:20

              No dia 12 de julho, foi realizado o minicurso “Interpretação e análise de certificados de calibração no contexto da comprovação metrológica”. O evento ocorreu nas instalações da UFSC/Joinville, no Perini Business Park, ministrado pela Professora Doutora Suelí Fischer Beckert e organizado pelo Laboratório de Metrologia e Qualidade Industrial (METeQ).

              Ao todo, 26 profissionais de 17 empresas de Joinville e região participaram do minicurso, que abordou os conteúdos mínimos requeridos em um certificado de calibração segundo a Norma ABNT ISO/IEC 17025:2017. Além disso, foram realizadas interpretações de certificados de calibração, com destaque para a forma como os dados são apresentados e possíveis dificuldades de interpretação. Mais informações estão disponíveis no site METeQ.


  • Minicurso – Interpretação e análise de certificados de calibração no contexto da comprovação metrológica – Turma 7

    Publicado em 11/06/2018 às 9:27


  • Turma Confirmada! – Curso de Incerteza de Medição aplicada à Calibração de Instrumentos de Medição convencionais

    Publicado em 12/04/2018 às 16:41


  • Turma Confirmada!! – Curso de Análise dos Sistemas de Medição (MSA 4ª. Edição) na prática

    Publicado em 04/10/2017 às 15:06


  • Minicurso – Interpretação e análise de certificados de calibração no contexto da comprovação metrológica – Turma 5

    Publicado em 06/06/2017 às 17:02

    Nosso curso “Interpretação e análise de certificados de calibração no contexto da comprovação metrológica” está com inscrições abertas.

    Carga horária: 4 h

    Local: Rua Dr. João Colin, 2700 – Joinville – SC

    Instrutora: Profa. Suelí Fischer Beckert

    Data de realização da próxima turma: 06 de julho

    Horário: 13h30 até 17h30

    O curso é Gratuito, porém com vagas limitadas. 


  • Calendário de Cursos 2017

    Publicado em 07/04/2017 às 14:42

    O calendário de Cursos 2017 METeQ está à disposição de vocês usuários,

    aproveitem e se inscrevam.

     

    MAIS INFORMAÇÕES

     

    hhgf

     


  • Oportunidade de bolsa de extensão para alunos da UFSC Joinville

    Publicado em 23/03/2017 às 19:44

    Estamos selecionando 2 bolsistas para atuar no projeto de extensão realizado no laboratório de metrologia, com o objetivo de disseminar junto a comunidade industrial as boas práticas de calibração de instrumentos.

    São requisitos para se candidatar a bolsa de extensão:

    • IAA ≥ 6,0;
    • Dispor de 20 h semanais para realização das atividades;
    • Ter cursado a disciplina de estatística;
    • Ter cursado a disciplina de metrologia e/ou instrumentação.

    Os alunos interessados devem entregar cópia do histórico escolar, grade de horários e contato (telefone, e-mail) no escaninho da Professora Sueli (nr. 23), até dia 29/03 (quarta-feira). A seleção será realizada com base no histórico escolar, disponibilidade de horários e entrevista com os potenciais candidatos.

    Informações adicionais sobre o projeto “Disseminação de diretrizes gerais para calibração em ambientes industriais”

    O projeto de extensão sobre teve inicio em 2015, tendo como etapa inicial criar uma documentação que pudesse ser disseminada junto a comunidade industrial. Nestes dois primeiros anos do projeto, foi criada a página na web (www.meteq.ufsc.br) , onde estão informadas todas as ações de extensão que tenham foco na qualidade dos resultados de calibração. Assim, estão disponíveis diretrizes de calibração, que abrangem as áreas: dimensional, massa e pressão. Neste período também foram realizados cursos de extensão, com título “Interpretação e Análise de Certificados de calibração no Contexto da Qualidade Industrial”, contando com a participação de aproximadamente quarena empresas. O último curso foi realizado durante a SEPEX 2016, sendo que também nesta semana o laboratório participou da exposição dos trabalhos de extensão no Campus de Joinville.  Também foi possível apresentar os resultados dos trabalhos de extensão no Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, realizado em 2016 na cidade de Fortaleza, com apresentação do artigo: Capacidade de Medição e Calibração e seu impacto na Comprovação Metrológica. Trabalhos de orientação e assessoria técnica foram realizados para a comunidade industrial da região. Com a realização dos trabalhos voltados para disseminação da necessidade de qualificar os instrumentos de medição, tem-se observado também a procura interna de alunos por meios para assegurar que os instrumentos utilizados estejam medindo adequadamente.

    Para consolidação dos resultados do projeto, é necessário criar mecanismos adicionais para a divulgação das diretrizes e práticas de calibração. Uma nova geração vem se inserindo no mercado de trabalho, necessitando formação adicional para gerenciar as atividades de garantia da qualidade dos instrumentos de medição utilizados no processo produtivo. Nesta etapa do projeto de extensão, a ênfase será ampliar a divulgação das diretrizes de calibração, através de marketing digital,  visitas técnicas às empresas, realização de cursos de extensão e complementação das diretrizes faltantes.

    Serão atividades dos bolsistas selecionados:

    • Auxiliar na elaboração e melhoria de diretrizes a serem seguidas na calibração dos instrumentos de medição de grandeza geométrica e de grandeza não-geométrica, tendo como referências normas e documentos reconhecidos pela comunidade científica;
    • Realizar aplicações para confirmar as diretrizes desenvolvidas;
    • Auxiliar na revisão do material didático do curso sobre Comprovação Metrológica;
    • Auxiliar na organização e realização dos cursos de extensão;
    • Adequar a mala direta, para fins de divulgação dos resultados;
    • Participar na elaboração de um artigo científico, com foco nos resultados do projeto de extensão;
    • Participar na realização das visitas técnicas.

  • Minicurso – Interpretação e Análise de Certificados de Calibração no contexto da Comprovação Metrológica – Turma 4

    Publicado em 10/10/2016 às 17:50

    A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) da UFSC, inserida na  Semana de Ciência e Tecnologia, é um dos maiores eventos de divulgação científica de Santa Catarina.

    Neste ano, com sua primeira edição no Campus Joinville, ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de Outubro de 2016 no Bloco E da UFSC – Campus Joinville.

    A SEPEX é aberta ao publico em geral e é uma ótima oportunidade de conhecer a UFSC – Joinville, os projetos da universidade e de interagir com a comunidade acadêmica.

    Nós, equipe METeQ, estaremos ministrando nosso tradicional Minicurso sobre Interpretação e Análise de Certificados de Calibração no contexto da Comprovação Metrológica no dia 20 de Outubro de 2016 durante a SEPEX – Joinville.

    Convidamos você a participar conosco neste dia. O minicurso é GRATUITO.

    As inscrição podem ser realizadas através do link direto do site da Semana de Ciência e Tecnologia INSCRIÇÕES . São apenas 20 vagas.

     

    minicurso 4  folder

     

     


  • Comparação Interlaboratorial de Rugosidade 2016 – Inscrições Finalizadas

    Publicado em 10/10/2016 às 10:17

    A comparação interlaboratorial de Rugosidade 2016 está com inscrições fechadas.

    Agradecemos a todos os que se inscreveram.

    Equipe METeQ


  • Comparação interlaboratorial de medição de rugosidade 2016

    Publicado em 16/09/2016 às 16:22

    A comparação interlaboratorial de Medição de Rugosidade de 2016 está com inscrições abertas.

    Mais informações no link Comparação Interlaboratorial de rugosidade 2016


  • Comparação interlaboratorial de trena 2016 – Inscrições Finalizadas

    Publicado em 02/09/2016 às 14:03

    A comparação interlaboratorial de Trena de 2016 está com inscrições fechadas.

    Agradecemos a todos os que se inscreveram.

    Equipe METeQ


  • Comparação Interlaboratorial de Trena 2016

    Publicado em 16/08/2016 às 17:59

    A comparação interlaboratorial de Trena de 2016 está com inscrições abertas.

    Mais informações no link Comparação Interlaboratorial de trena 2016


  • Minicurso sobre Interpretação e Análise de certificados de calibração – Turma 3

    Publicado em 15/07/2016 às 17:48

    Minicurso sobre Interpretação e Análise de Certificados de Calibração

    Com objetivo de contribuir na disseminação de boas práticas em calibração de instrumentos de medição convencionais, convidamos para participar no minicurso: Interpretação e análise de certificados de calibração no contexto da comprovação metrológica.

    O minicurso contempla o seguinte programa:

    • Termos do Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM) utilizados em certificados de calibração;
    • Conteúdo mínimo em certificado de calibração requerido pela ISO/IEC 17025 e organismos de acreditação;
    • Interpretação de certificados de calibração de instrumentos de medição convencionais e comparação dos resultados de medição com erros máximos admissíveis (estudos de caso: micrômetro, manômetro e balança).

    Data: 04/08/2016

    Horário: 9 h às 16 h

    Local: Rua Dr. João Colin, 2700

    Joinville – SC

    Instrutora: Profa. Suelí Fischer Beckert (Currículo Lattes)

    As vagas são limitadas e o evento é gratuito.

    Faça sua inscrição aqui.


  • Minicurso sobre Interpretação e Análise de Certificados de Calibração – Turma 2

    Publicado em 20/02/2016 às 18:00

    Com objetivo de contribuir na disseminação de boas práticas em calibração de instrumentos de medição convencionais, convidamos para participar no minicurso: Interpretação e análise de certificados de calibração no contexto da comprovação metrológica.

    O minicurso contempla o seguinte programa:

    • Termos do Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM) utilizados em certificados de calibração;
    • Conteúdo mínimo em certificado de calibração requerido pela ISO/IEC 17025 e organismos de acreditação;
    • Interpretação de certificados de calibração de instrumentos de medição convencionais e comparação dos resultados de medição com erros máximos admissíveis (estudos de caso: micrômetro, manômetro e balança).

    Data: 08/03/2016

    Horário: 9 h às 16 h

    Local: Rua Dr. João Colin, 2700

    Joinville – SC

    Instrutora: Profa. Suelí Fischer Beckert

    As vagas são limitadas e o evento é gratuito. Para solicitar sua participação, encaminhe e-mail até 03/03 para , com o título: Minicurso de Interpretação de certificado de calibração, e com as seguintes informações: Nome do participante, Empresa, Cidade, Telefone para contato, E-mail.