Oportunidade de bolsa de extensão para alunos da UFSC Joinville
Estamos selecionando 2 bolsistas para atuar no projeto de extensão realizado no laboratório de metrologia, com o objetivo de disseminar junto a comunidade industrial as boas práticas de calibração de instrumentos.
São requisitos para se candidatar a bolsa de extensão:
- IAA ≥ 6,0;
- Dispor de 20 h semanais para realização das atividades;
- Ter cursado a disciplina de estatística;
- Ter cursado a disciplina de metrologia e/ou instrumentação.
Os alunos interessados devem entregar cópia do histórico escolar, grade de horários e contato (telefone, e-mail) no escaninho da Professora Sueli (nr. 23), até dia 29/03 (quarta-feira). A seleção será realizada com base no histórico escolar, disponibilidade de horários e entrevista com os potenciais candidatos.
Informações adicionais sobre o projeto “Disseminação de diretrizes gerais para calibração em ambientes industriais”
O projeto de extensão sobre teve inicio em 2015, tendo como etapa inicial criar uma documentação que pudesse ser disseminada junto a comunidade industrial. Nestes dois primeiros anos do projeto, foi criada a página na web (www.meteq.ufsc.br) , onde estão informadas todas as ações de extensão que tenham foco na qualidade dos resultados de calibração. Assim, estão disponíveis diretrizes de calibração, que abrangem as áreas: dimensional, massa e pressão. Neste período também foram realizados cursos de extensão, com título “Interpretação e Análise de Certificados de calibração no Contexto da Qualidade Industrial”, contando com a participação de aproximadamente quarena empresas. O último curso foi realizado durante a SEPEX 2016, sendo que também nesta semana o laboratório participou da exposição dos trabalhos de extensão no Campus de Joinville. Também foi possível apresentar os resultados dos trabalhos de extensão no Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, realizado em 2016 na cidade de Fortaleza, com apresentação do artigo: Capacidade de Medição e Calibração e seu impacto na Comprovação Metrológica. Trabalhos de orientação e assessoria técnica foram realizados para a comunidade industrial da região. Com a realização dos trabalhos voltados para disseminação da necessidade de qualificar os instrumentos de medição, tem-se observado também a procura interna de alunos por meios para assegurar que os instrumentos utilizados estejam medindo adequadamente.
Para consolidação dos resultados do projeto, é necessário criar mecanismos adicionais para a divulgação das diretrizes e práticas de calibração. Uma nova geração vem se inserindo no mercado de trabalho, necessitando formação adicional para gerenciar as atividades de garantia da qualidade dos instrumentos de medição utilizados no processo produtivo. Nesta etapa do projeto de extensão, a ênfase será ampliar a divulgação das diretrizes de calibração, através de marketing digital, visitas técnicas às empresas, realização de cursos de extensão e complementação das diretrizes faltantes.
Serão atividades dos bolsistas selecionados:
- Auxiliar na elaboração e melhoria de diretrizes a serem seguidas na calibração dos instrumentos de medição de grandeza geométrica e de grandeza não-geométrica, tendo como referências normas e documentos reconhecidos pela comunidade científica;
- Realizar aplicações para confirmar as diretrizes desenvolvidas;
- Auxiliar na revisão do material didático do curso sobre Comprovação Metrológica;
- Auxiliar na organização e realização dos cursos de extensão;
- Adequar a mala direta, para fins de divulgação dos resultados;
- Participar na elaboração de um artigo científico, com foco nos resultados do projeto de extensão;
- Participar na realização das visitas técnicas.