Análise dos Sistemas de Medição – MSA

Para verificar a conformidade às especificações, torna-se necessário que as medições sejam confiáveis, permitindo que decisões adequadas sejam tomadas. Neste sentido, devem ser realizados testes para avaliar se o sistema de medição é eficaz no cumprimento de sua tarefa.

O método de análise dos sistemas de medição conhecido como MSA é largamente utilizado no Brasil e está relatado no manual publicado pelo Grupo de Ação da Indústria Automotiva, atualmente em sua 4ª Edição. De acordo com este manual, a qualidade dos dados de medição é definida pelas propriedades estatísticas das múltiplas medições obtidas a partir de um sistema de medição operado sob condições estáveis.

Recentemente, foi também traduzido pelo Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) o Manual para avaliação da capacidade dos Processos de Medição (VDA 5, 2ª Edição).

Ambos os manuais fazem uso de métodos estatísticos para análise dos sistemas de medição.

Como atividades de pesquisa, o projeto “Inovação na Gestão da Metrologia na indústria brasileira de componentes para veículos automotores” visa gerar pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico direcionado ao controle de qualidade das medições. Diante da diversidade de sistemas de medição, a aplicação de métodos padronizados nem sempre é aplicável, sendo necessário desenvolver procedimentos adequados, o que inclui sistemas de medição e métodos de ensaio não replicáveis ou destrutivos.

Associada à análise dos sistemas de medição, está a comprovação metrológica dos instrumentos de medição, quando a verificação dos dispositivos deve ser realizada com cautela e baseada nas especificações técnicas apresentadas por fabricantes e documentos normativos.

Os trabalhos de extensão estão voltados para assessoria técnica e cursos de extensão, onde se tem trabalhado com a implantação da gestão de MSA e a comprovação metrológica dos instrumentos de medição, principalmente no que se refere ao entendimento dos erros máximos admissíveis (critérios de aceitação).

Entendemos que a indústria é o melhor laboratório para o desenvolvimento destes trabalhos. Neste sentido, a interação da Universidade com o meio industrial é fundamental para a consolidação das pesquisas e melhoria na competitividade e produtividade.