Comparações Interlaboratoriais
O ensaio de proficiência é uma ferramenta para auxiliar na avaliação do desempenho de laboratórios de ensaios e de calibrações através de comparações interlaboratoriais. A importância da realização de programas de ensaio de proficiência (PEP) é fundamental para aumentar a credibilidade dos resultados das medições e, consequentemente, facilitar o comércio internacional e prevenir barreiras técnicas. A participação em um Programa de Ensaio de Proficiência organizado por um organismo independente e reconhecido permite ao laboratório avaliar sua competência técnica e buscar melhorias para um sistema de gestão da qualidade mais eficaz. É importante o laboratório participante demonstrar sua qualidade de medição e/ou de ensaio perante organismos de avaliação e aos seus clientes.
A Comparação Interlaboratorial (CI) compreende a organização, o desempenho e a avaliação nos mesmos itens ou em itens de ensaio similares (denominados artefatos), por dois ou mais laboratórios, de acordo com condições predeterminadas. Além dos cuidados na condução do programa de comparação laboratorial para assegurar a manutenção dos artefatos utilizados, o adequado tratamento estatístico dos dados é fundamental para que as análises possam ser realizadas de forma apropriada. Diferentes tratamentos podem ser conduzidos, como a avaliação através do Escore Z ou do Erro Normalizado. As considerações sobre dados discrepantes, seja quanto a sua localização ou variações, também podem ser realizadas de formas distintas, como pode ser observado nos métodos descritos na norma ISO 5725, ISO 13528, entre outros.
As nossas atividades de pesquisa e extensão estão direcionadas para o estudo dos métodos estatísticos aplicáveis aos ensaios de proficiência, a comparação entre os seus resultados e a realização de comparações interlaboratoriais.